TRAGETÓRIA DA FAZENDA PORANGABA COM A RAÇA SINDI
Nossa história teve início em meados de 2004. Naquela época, a fazenda mantinha uma criação 100% extensiva de ciclo completo (cria, recria e engorda), sendo todas as fêmeas da raça Nelore.
A BUSCA POR UMA RAÇA MAIS PRODUTIVA E EFICIENTE
Até então, não utilizávamos nenhuma técnica reprodutiva, apenas monta natural. Já havíamos testados algumas raças para cruzamento, porém, sem muito sucesso, pois o ambiente era desafiador devido a escassez de alimento nas secas, pastagens grandes, muito sol e muito calor.
Ainda mais, os touros taurinos não andavam atrás das vacas para cobrir, e os mestiços que nasciam, sofriam demais na desmama. Com isso, seguíamos na busca de um gado mais rústico, que tivesse uma recria mais proveitosa, visando diminuir a idade ao abate, e idade reprodutiva nas fêmeas.
A DESCOBERTA DO SINDI – UMA NOVA ETAPA PARA A PORANGABA
Foi assim que, por meio do nosso grande amigo e parceiro Adaldio Castilho, tivemos o primeiro contato com o Sindi. Nos encantamos com aqueles animais vermelhos, compactos, muito rústicos e mansos. Acreditamos nas palavras de Adaldio, e levamos para nosso campo 50 tourinhos para cobrir nossas vacas.
Meses depois, começaram a nascer as crias, que logo diferenciávamos dos Nelore devido a pelagem avermelhada que os mestiços com Sindi, batizados de SINDINEL, apresentavam. Bezerros que nasciam pequenos, porém com altíssimo vigor, facilitando o parto das novilhas mais leves e garantindo a mamada do colostro rapidamente.
SINDI REVELA TODO O SEU POTENCIAL RÚSTICO E PRECOCE
Após 1 ano, começamos a ver a diferença na recria, pois os bezerros recém desmamados quase não vocalizavam suas mães, visto que já sabiam comer capim. E por isso não perdiam tanto peso após o desmame.
Mas, foi no abate que nos surpreendemos mais: Machos que ganharam peso fácil, sem concentrado e garantiam uma carcaça muito pesada a pasto! Mais pesada que todos os outros cruzamentos que já tínhamos testado, inclusive mais pesada que o Nelore puro. Nesse momento descobrimos o tesouro que tanto procurávamos: Rusticidade com precocidade de ganho de peso.
Até então, nossos olhos brilhavam para o Sindi apenas pelo ganho de peso dos machos. Isso mudou, quando as fêmeas mestiças começaram a parir. Úberes pujantes, com tetos pequenos e finos, que garantiram mais KG na desmama dos bezerros nascidos dos pés das SINDINEL. O Sindi agregou também mais habilidade materna ao nosso rebanho, mais leite e mais precocidade.
O Sindi completou tudo que estávamos buscando no gado de corte ideal.
A CERTEZA DO INVESTIMENTO CORRETO
Em 2007, Felipe e Claudia voltaram à Reunidas Castilho para adquirir animais PO, acreditando no Sindi como gado do futuro. No inicio, a ideia era criar animais puros para repor os touros de vacada, porém, foi o brilho nos olhos dos 3 filhos, Miguel, Helena e Felipe, que embalou Felipe e Claudia a investirem mais.
Em 2008 nasceu o primeiro animal registrado PORANGABA, e daí em diante o amor e compromisso da Fazenda Porangaba com a raça Sindi só foram crescendo.
A TECNOLOGIA E A GENÉTICA COMO APOIOS FUNDAMENTAIS
Entramos com tudo nas tecnologias da reprodução, espalhando genética rapidamente em nossas receptoras SINDINEL (afinal, eram mães perfeitas) por meio da utilização da FIV.
Também fazíamos parte de programas de melhoramento genético, e mergulhamos no universo das pistas de julgamento, sempre estudando sobre a raça e observando suas características pelo Brasil.
Buscamos material genético nos principais criatórios de Sindi do país, do sudeste ao nordeste, e assim fomos construindo nossa base genética, para melhorar ainda mais o zebu do futuro!
CENÁRIO ATUAL DA FAZENDA PORANGABA
Produzimos cerca de 500 prenhezes SINDI PO ao ano, e a perspectiva futura é aumentar esse número. Afinal, realizamos 2 leilões ao ano, com números e médias que são superadas a cada novo evento.
E também estamos presentes nos principais leilões da raça, levando nossa genética melhoradora para todo Brasil.
Participamos das principais pistas de julgamento e provas de desempenho da raça. Realizamos pesagens do rebanho para compor as avaliações genéticas do PMGZ, e também mensurações do controle leiteiro.
Os títulos de campeões e campeãs só intensificam a certeza do caminho certo que é seguido pela Porangaba.
Navegue pelo nosso site e veja parte de nosso plantel !