Doma de cabresto

Domar animais de cabresto tem inúmeras vantagens, funciona para exibi-los em exposições, fazer fotos profissionais, levar para coleta de sêmen ou deixa-los mais mansos para manejos diversos dentro da propriedade.

A doma deve ser iniciada o mais cedo possível, pois os animais não desenvolvem medos ou traumas (mais difíceis de tirar depois) além de ser mais FÁCIL domar um animal mais LEVE. Mas, nada impede de realizar a doma de animais ADULTOS, só lembrando de tomar o dobro de cuidado.

Aqui na Fazenda Porangaba, iniciamos a doma com APROXIMAÇÃO: que consiste prender os animais jovens em baias coletivas por alguns dias. E com isso, os tratadores entram de 3x a 4x na baia para limpar e fornecer a alimentação. Com isso, os animais já vão assimilando que a gente não está la para agredi-los.

Depois de alguns dias, quando já estão acostumando com nossa presença, prosseguimos com o manejo de BANHOS. Onde colocamos o cabresto pela primeira vez (com a ajuda de um laço), e puxamos um por um até o local de banho, amarrando-os bem curto (para não se enroscarem).

Então, molha-se os animais com a mangueira e depois passamos uma mistura de sabão e pinhosol no corpo deles, com a ajuda de um saco de ração vazio (que serve como escova), assim tiramos as cócegas dos animais, o medo da aproximação e já limpamos o pêlo deles.

CONFIRA COM DETALHES NO VÍDEO